O QUE É?
É uma doença da córnea. A córnea é uma camada transparente arredondada que cobre a parte anterior do olho.
O ceratocone é uma doença degenerativa progressiva que normalmente afeta ambos os olhos, sendo frequente que um olho tenha a doença mais avançada que o outro.
Ele causa um processo de afinamento e distorção do formato normal das córneas, podendo causar altos graus de astigmatismo e cicatrizes.
A principal faixa etária atingida são pré-adolescentes a adultos jovens.
Há uma associação com hereditariedade, portanto, quem tem ceratocone, tem chance de ter outros familiares com a doença.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os pacientes com ceratocone tipicamente apresentam piora da visão com dificuldade para ser corrigida com o uso de óculos. Os pacientes têm a queixa de que os óculos ficam fracos rapidamente, tendo a necessidade de trocar os óculos com frequência. Outros sintomas são os “fantasmas” que aparecem nas imagens e o fato de ver turvações nas bordas das luzes. Também podem acontecer sensibilidade à claridade (fotofobia) e lacrimejamento.
QUAIS OS FATORES DE RISCO E COMO PREVENIR?
Alguns fatores de risco são hereditariedade, alergias e o fato de coçar os olhos com frequência.
A principal prevenção para a doença é evitar de coçar os olhos. Isto pode evitar ou retardar o aparecimento do ceratocone.
COMO SE TRATA?
O uso de óculos pode ajudar a melhorar a visão em casos leves da doença, mas não costuma dar uma visão de qualidade em casos mais avançados de ceratocone.
Pacientes com casos moderados a severos, com uma perda significativa da visão, são melhor corrigidos com lentes de contato rígidas.
Tratamento cirúrgico é considerado quando o paciente se torna intolerante ao uso de lentes de contato ou visão adequada não pode mais ser obtida com o uso destas.
Cada caso deve ser analisado individualmente, para se indicar a melhor alternativa, entre o uso de anéis corneanos intra-estromais (por exemplo os anéis de Ferrara), e os transplantes de córnea lamelar e penetrante.
Uma outra modalidade cirúrgica importante no tratamento do ceratocone é o crosslinking corneano, que consiste na aplicação de riboflavina e raios UVA na córnea, causando o enrijecimento corneano. Este procedimento é indicado nos casos em que se identifica uma piora progressiva do ceratocone, e tem o objetivo de parar a progressão da doença.