Retina é uma membrana delicada que reveste a parte interna e posterior do olho, sendo responsável pela captação e envio de imagens ao cérebro. É mantida em seu local por um mecanismo próprio e complexo de adesão.
O QUE É DESCOLAMENTO DE RETINA?
Vítreo é um gel que preenche a parte interna do olho (cavidade vítrea). Está aderido, inclusive, na retina. Com o tempo, o gel vítreo vai sofrendo um processo degenerativo e inicia uma contração do seu volume e desorganização de sua estrutura. Sintomas como “moscas volantes” podem estar associados nesta fase (pontos pretos que se movem). Quando sintomas de flashes luminosos estão presentes, maior cuidado no exame de fundo de olho deve ser dado. Isto porque o vítreo deve estar instituindo forças de tração na retina. Tração na retina pode levar ao seu descolamento.
Além do envelhecimento, a alta miopia, os fatores genéticos, o trauma ocular, as cirurgias intra-oculares e a prematuridade, são algumas das condições que predispõem ao descolamento de retina. Quando o descolamento de retina já está presente, o paciente observa uma “sombra” no campo de visão.

Figura 1 – Seta amarela mostrando área de descolamento da retina.
QUAL O TRATAMENTO NO DESCOLAMENTO DE RETINA?
Existem diversos métodos cirúrgicos para o tratamento do descolamento de retina. De acordo com o tipo do descolamento e de sua origem, terapia cirúrgica adequada deve ser instituída. Os métodos mais comuns de retinopexia são a retinopexia pneumátima, retinopexia primária e a vitrectomia. Combinações podem ser exigidas e, na maioria das vezes, a terapia com laser deve ser associada. Geralmente, a anestesia é local.
PROCEDIMENTOS E CUIDADOS PÓS-CIRÚRGICOS
O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia, não necessitando de internação. A visão no olho operado retorna, lentamente, dias ou semanas após a cirurgia.
Caso seja necessário o uso de gás ou óleo de silicone intra-ocular, o paciente apresentará comprometimento da visão durante o período em que os mesmos permanecerem dentro do olho. Quando o gás é utilizado, viagens aéreas não são recomendadas por um período variável. Recomendações referentes a posições específicas de cabeça, atividades físicas e consultas de retorno também podem ser dadas pelo profissional.

Figura 2 – Ilustração mostrando uma cirurgia vítreoretiniana.