O Glaucoma é uma neuropatia óptica, ou seja, uma doença, uma degeneração do nervo óptico, que leva a perda gradual de campo visual. A pressão intraocular é o principal fator de risco, porém não o único, até porque muitos casos se apresentam com pressões dentro da normalidade.
Hoje é uma das principais causas de cegueira irreversível do mundo.
QUAIS OS SINTOMAS?
O Glaucoma é dito como uma doença silenciosa, ou seja, sem sintomas. Muitas vezes um Glaucoma já pode ser avançado, e mesmo assim o paciente não percebe, porém pode se manifestar como aumento de acidentes de transito, por exemplo.
QUAIS OS FATORES DE RISCO E COMO PREVINIR?
O principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular, entretanto existem vários fatores de risco, variando quanto ao tipo de glaucoma, entre eles encontramos: afrodescendentes, idade avançada, mulheres, míopes, enxaqueca, orientais, etc.
Pessoas com familiares de primeiro grau com Glaucoma podem chegar a ter um risco de seis vezes maior que a população geral.
A melhor prevenção consiste em consultar seu oftalmologista regularmente.
COMO SE TRATA?
O tratamento do glaucoma na maioria das vezes se inicia com colírios, sendo esse suficiente na enorme maioria. Outras opções existem quando os colírios falham, como LASER e cirurgias, ambos com o objetivo único de baixar a pressão intraocular.