Plástica Ocular

A Plástica Ocular (também conhecida como Oculoplástica) é a área da oftalmologia que cuida da região ao redor dos olhos.

Oculoplástico é o médico oftalmologista capacitado para o tratamento reconstrutivo e estético da região periocular. Para se tornar um Plástico Ocular, o profissional passa por, pelo menos, 11 anos de formação acadêmica até receber a certificação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO). São 6 anos para se graduar em Medicina; mais 3 anos cursando Residência Médica em Oftalmologia e, depois, outros 2 anos de treinamento em Cirurgia Plástica Ocular. Ou seja, esse especialista tem uma formação ampla e profunda no reconhecimento e tratamento (seja clínico ou cirúrgico) da saúde ocular e periocular dos pacientes.

 

Quais as doenças que a Plástica Ocular trata?

A Plástica ocular trata tanto problemas funcionais quanto estéticos. Exemplos de problemas funcionais: pálpebras caídas, viradas para fora ou para dentro, cânceres na região periocular e reconstruções pós retirada de câncer, cílios virados para a superfície dos olhos ou que cresçam fora do lugar, perda do olho e uso de próteses, entre outros tantos. Exemplos de problemas estéticos são o excesso de pele na região das pálpebras, a protrusão das bolsas de gordura ao redor dos olhos, a flacidez muscular das pálpebras ou dos ligamentos que mantém as pálpebras no lugar, xantelasmas, queda dos supercílios ou das pálpebras, entre tantos outros. O oculoplástico também faz procedimentos reparadores de cirurgias palpebrais mal sucedidas, devolvendo a qualidade de vida aos seus pacientes.

 

Como são feitas as cirurgias de Plástica Ocular?

Aqui, na Oftalmocenter Blumenau, as cirurgias de Plástica Ocular são realizadas pela Dra. Adriana Menegaz Leyser Ewald, médica oftalmologista especialista em Plástica Ocular, certificada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO).

As cirurgias são cirurgias realizadas no centro cirúrgico próprio da clínica e são acompanhadas pela equipe de médicos especialistas em anestesiologia – Anesteclin – com ampla experiência em cirurgias oftalmológicas, o que fornece ao nosso paciente mais conforto e, acima de tudo, mais segurança nos procedimentos.

Cada cirurgia é única. Dessa forma, cada procedimento é planejado conforme a necessidade e objetivo individual para cada paciente. Com base nesse planejamento, a cirurgia pode ser realizada apenas com anestesia local, ou com sedação (quando o paciente dorme durante o procedimento), ou com bloqueio anestésico ou com anestesia geral.

Todo paciente recebe suas orientações pré e pós operatórias individualizadas. Como a segurança é nossa prioridade, o paciente fica um período em acompanhamento após o término da cirurgia, quando recebe toda a atenção da equipe anestésica e da nossa equipe de enfermagem. Na imensa maioria dos procedimentos, o paciente volta para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação.

 

Quais são os cuidados pré-operatórios?

Existem recomendações gerais, que são importantes antes de qualquer cirurgia: não usar maquiagens nem esmalte; retirar anéis, brincos e outros adereços de metal; seguir as orientações médicas sobre a suspensão de medicações que “afinam” o sangue e sobre o jejum; evitar o fumo, o álcool e as comidas muito gordurosas. Mas, antes de toda cirurgia, cada paciente é avaliado em relação a sua saúde geral e ocular. Assim, o paciente recebe orientações de forma individualizada.

 

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Os cuidados pós-operatórios são específicos para cada procedimento e para cada paciente. O sucesso de qualquer cirurgia depende do comprometimento mútuo entre o paciente e a equipe médica. Estamos aqui para cuidar de você, e é importante que você faça a sua parte. Quando o paciente encontra segurança, uma equipe que lhe deixe a vontade para tirar suas dúvidas, que lhe oriente de uma forma clara e objetiva, todo o processo cirúrgico e pós-cirúrgico é muito mais tranquilo e seguro.