A Blefaroplastia tradicional é a cirurgia que retira aquele excesso de tecido (pele e bolsas de gordura) das pálpebras. Ela reduz o aspecto cansado e envelhecido do olhar, proporciona um aspecto mais jovial e leve ao semblante do paciente. Também ajuda a diminuir a sensação peso nos olhos e até mesmo a melhorar o campo de visão em alguns casos.
Existem outros procedimentos que podem ser associados à Blefaroplastia tradicional. Nesse caso, chamamos Blefaroplastia estruturada – quando se faz literalmente uma re-estruturação palpebral personalizada e otimiza-se o resultado cirúrgico. Saiba mais sobre alguns deles:
– Cantopexia/cantoplastia: indicado para as pessoas que desejam elevar/reposicionar o canto lateral das pálpebras ou para aquelas que necessitam reforçar o ligamento lateral da pálpebra inferior para evitar seu mau posicionamento no pós-operatório.
– Miopexia/lifting do músculo orbicular: indicado para tratar a flacidez do músculo que está abaixo da pele palpebral. Para os que querem ou precisam melhorar o “contorno” das pálpebras. Aumenta a exposição da “pálpebra móvel”, do “côncavo” das pálpebras superiores.
– Correção de Ptose Palpebral: indicado para corrigir as alterações nos músculos responsáveis pela abertura das pálpebras. Para os pacientes que querem ou precisam “abrir os olhos”. Pode ser feita com incisão externa ou interna.
– Elevação dos Supercílios: indicada para tratar as sobrancelhas caídas, mal posicionadas ou com a cauda mais baixa. Para aquelas pessoas que tem um olhar mais “triste” por causa da sobrancelha.
– Blefaroplastia transconjuntival: indicada para tratar as bolsas de gordura prolapsadas das pálpebras inferiores através da parte interna das pálpebras – sem pontos, sem cortes na pele e sem cicatrizes visíveis. Para pessoas que se incomodam com essas bolsas de gordura, mas que não tem tanto excesso de pele ou que não queiram retirar esse excesso ou, ainda, que tratarão essa pele com Laser.
A Blefaroplastia a laser é a mesma cirurgia (seja a Blefaroplastia tracidional ou a estruturada), porém, realizada com Laser. Sem dúvida alguma, é extremamente mais segura. Indicada para pessoas que buscam segurança, recuperação mais rápida e confortável (com muito menos hematomas).
– Ressurfacing com Laser e ativos regeneradores: indicado para o rejuvenescimento da pele. Para aqueles pacientes que querem aproveitar a cirurgia e tratar também a qualidade da pele. Suaviza rugas, estimula produção de colágeno, traz uma aparência mais jovem e saudável a pele. Pode ser realizado no mesmo momento da blefaroplastia ou em sessões a parte.
Quais são os benefícios da Blefaroplastia?
É uma cirurgia cada vez mais procurada, tanto por homens quanto por mulheres, pois os benefícios são inúmeros. Olhar descansado. Aspecto natural e rejuvenescido. Cicatrizes bem discretas. Redução da sensação de peso e cansaço nos olhos. Pode-se falar do óbvio – melhora da auto-estima; mas não são raros os casos em que a cirurgia auxilia o paciente no seu posicionamento pessoal e, até mesmo, no mercado de trabalho. Traz um olhar mais leve e agradável para o paciente.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
Após a cirurgia, é fundamental manter a região operada higienizada e ao abrigo do sol. O uso de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e curativos é avaliado caso a caso. Em geral, o paciente está apto a, gradativamente, voltar a trabalhar em alguns dias após a cirurgia.
Muitos pacientes perguntam como ficará o aspecto da cicatriz, se ficará muito aparente ou marcada. Na imensa maioria das vezes e sempre que possível, as incisões são realizadas respeitando as curvaturas naturais do rosto e, dessa forma, as cicatrizes ficam camufladas e muito discretas. Claro que existem situações específicas em que a doença a ser tratada ou as condições do paciente não permitem cicatrizes tão discretas. Todo paciente é avaliado e orientado individualmente, para ter o melhor resultado com a melhor cicatriz para o seu caso.
Os pontos são retirados entre 1 e 2 semanas, período durante o qual atividades físicas vigorosas devem ser evitadas, mas atividades diárias normais podem ser retomadas.
É de suma importância que o médico e o paciente estejam alinhados nos objetivos e nas expectativas da cirurgia. Quando o paciente encontra segurança, com uma médica experiente e especialista na área, que lhe deixe a vontade para tirar suas dúvidas, que o oriente sobre sua cirurgia de forma sincera e empática; todo o processo cirúrgico e pós-cirúrgico é muito mais tranquilo e seguro.