ESTRABISMO

O QUE É?

Estrabismo é uma alteração dos olhos, quando eles perdem o paralelismo entre si, ou seja, quando um olho esta fixando numa direção diferente do outro.

Pode ser classificado de acordo com a direção do desvio, em convergente (o olho afetado desvia para dentro), divergente (para fora) ou vertical (para cima ou para baixo). Ainda pode haver uma associação de desvio vertical e horizontal num mesmo olho.

Também pode ser dividido em Estrabismo congênito ou adquirido.

O Estrabismo congênito é quando a criança já nasce com alguma alteração que irá determinar o estrabismo, que pode já estar presente ao nascimento ou se manifestar nos primeiros anos de vida. Nestes casos a criança não refere nenhum sintoma e ele próprio ou os pais é que percebem o desvio ocular.

Diferente do Estrabismo adquirido, que pode se apresentar em qualquer idade, e pode ter diversas causas. Nestes casos o primeiro sintoma pode ser a visão dupla (diplopia).

QUAIS OS SINTOMAS?

O principal sintoma é a percepção do desvio ocular.

Porém em crianças o estrabismo acomete o desenvolvimento normal da visão, porque o olho desviado não irá se desenvolver adequadamente, levando a uma baixa de visão, que pode ser severa, neste olho. A isso damos o nome de Ambliopia.

Em crianças maiores ou em adultos o estrabismo pode causar diplopia (visão dupla), devido ao desalinhamento entre os olhos.

QUAIS AS CAUSAS?

O Estrabismo congênito tem como causa alterações genéticas e é hereditário, porém essa herança é multifatorial e tem diversos genes acometidos. Desta forma pode estar presente em crianças que não apresentam histórico familiar, como também pode não estar presente em filhos de pais estrábicos.

Já o Estrabismo adquirido pode ocorrer como consequência de diversas doenças, como diabetes, doenças neurológicas, neuromusculares entre outras. Outra causa frequente são os traumatismos que podem ser diretamente nos olhos ou traumatismos crânio encefálicos.

COMO SE TRATA?

O tratamento pode ser dividido em clínico ou cirúrgico.

O tratamento clínico consiste na avaliação e prescrição de óculos, caso necessário, e uso de tampão (oclusão).

Caso não seja indicado o tratamento clínico, ou esse não tenha resultado, pode ser necessária a realização de cirurgia.

ADULTOS TAMBÉM PODEM SER OPERADOS DE ESTRABISMO?

Sim, adultos também podem ser operados. Mesmo os casos de Estrabismo infantil que nunca foram operados na infância podem ser operados na idade adulta.