Mácula é a região central da retina. Não somente responsável pela visão central, é responsável, também, pela visão de perto (inclusive leitura), visão de cores e outras tarefas refinadas.
O QUE É DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)?
A Doença Macular Relacionada à Idade, ou DMRI, é um dos tipos de degeneração do centro da retina (mácula). A degeneração macular nada mais é do que a lesão das células responsáveis pela visão na mácula. Assim, as funções maculares acima descritas (leitura, visão de detalhes, visão central, visão de cores) podem estar comprometidas em diversos graus de acordo com o nível de comprometimento degenerativo retiniano macular. Como o nome diz, a degeneração é macular. Sendo assim, caso não haja nenhuma outra lesão comprometendo o restante da retina (como exemplo, o glaucoma), a visão periférica deve permanecer preservada.
Como muitas doenças, esta também pode ter um componente genético (Doença Macular Relacionada à Idade ou DMRI, por ex.). Então, caso você tenha algum familiar com Degenereção Macular, marque seus exames oftalmológicos de rotina com uma freqüência regular de acordo com a orientação do seu oftalmologista. Exames fazendo o diagnóstico precocemente podem mudar positivamente o prognóstico da Degeneração Macular. Sempre é bom lembrar que um diagnóstico preciso e instituição de terapia efetiva e segura serão realizados por um profissional médico oftalmologista retinólogo (especialista em doenças da retina e do vítreo).

Na foto à esquerda, drusas maculares. À direita, doença macular relacionada à idade do tipo úmida (exsudativa).
QUEM ESTÁ SUJEITO À DMRI E QUAIS AS FORMAS?
Um tipo freqüente de Degeneração Macular é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Está associada, dentre várias coisas, ao envelhecimento. Aparece, mais frequentemente, em idosos de pele clara. Entretanto, nem sempre o envelhecimento leva à perda da visão central.
Os sinais clínicos mais importantes da DMRI são as drusas maculares( pequenas manchas amareladas na retina central), que significam acúmulo de produtos resultantes da oxidação celular.
A DMRI pode apresentar-se na forma atrófica (seca) ou exsudativa (úmida). A forma seca representa 90% dos casos. Os outros 10% dos casos de DMRI são da forma exsudativa ou úmida.
Existem outros tipos de degeneração macular que são herdados ou não. Podem ocorrer em pacientes adolescentes e não estão associados com o processo de envelhecimento. Ocasionalmente, a alta miopia, o trauma, processos infecciosos, inflamação e outros agentes podem também lesar o tecido delicado da mácula.
TRATAMENTO DA DMRI
O uso de suplementos alimentares constituídos de minerais e vitaminas antioxidantes (A, E, C, zinco, betacaroteno, selênio) pode retardar a progressão nas formas secas da DMRI. Nos casos de DMRI úmida ou exsudativa, tratamentos como laser e/ ou terapia anti-Vegf intra-vítrea devem ser criteriosamente instituídos pelo profissional retinologista de sua confiança.

Exemplo de terapia na DMRI exsudativa (injeção intravítrea de anti-Vegf)