Via Lacrimal

A via lacrimal nada mais é do que um canal que conecta o canto interno das nossas pálpebras ao nariz. Ela faz a drenagem da lágrima dos nossos olhos para o nariz, para que nossos olhos não fiquem marejados ou lacrimejando. Temos duas vias lacrimais, uma em cada lado do rosto.

 

Obstrução congênita do canal lacrimal:

Não é raro a criança nascer com esse canal ainda fechado. A lágrima acumula na via lacrimal e “transborda” no olho. Os pais, então, percebem o olhinho da criança sempre molhado, lacrimejando e com secreção; mesmo sem haver irritação ocular. Em casos mais graves, esse acúmulo de lágrima gera uma infecção no canto interno das pálpebras – conhecida como dacriocistite e necessita de tratamento urgente. O tratamento da obstrução congênita do canal lacrimal vai depender da localização dessa obstrução, dos sintomas e da idade da criança. Pode variar entre massagem local, uso de antibióticos e cirurgia.

 

Sondagem das vias lacrimais:

A sondagem das vias lacrimais é indicado para auxílio diagnóstico nos casos de epífora (lacrimejamento).

É um exame extremamente tranquilo, indolor, realizado em consultório e sob anestesia tópica (colírio anestésico). Em crianças, pode ser feito sob anestesia geral ou sedação (mais pela falta de colaboração e entendimento, naturais de qualquer criança do que pelo procedimento em si).

O exame tem por objetivo avaliar a perviedade da via lacrimal (se esse canal está aberto ou fechado). Caso a via lacrimal esteja obstruída, o mesmo exame nos fornece a localização dessa obstrução – o que é fundamental para programação do tratamento. E, em alguns casos, a própria sondagem pode já tratar a obstrução. Caso seja necessário, exames adicionais são solicitados.